Modelos de Lambretta no Brasil

Modelos de Lambretta no Brasil

Lambretta no Brasil

A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos no Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística. A implantação da fábrica Lambretta do Brasil S.A.- Indústrias Mecânicas, em 1955, como uma licenciada da Inocentti, no bairro da Lapa em São Paulo, coincidiu com a moda mundial da motoneta (em inglês, scooter), na década de 50. A produção entre 1958 e 1960, o apogeu da marca, superou a quantidade de 50.000 unidades/ano.

Um dos pontos fortes da Lambretta era a boa estabilidade devido ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor próximo à roda traseira. O motor 2 tempos tinha boa refrigeração mesmo em marcha lenta, proporcionada por uma ventoinha.

Modelos no Brasil

Os primeiros modelos lançados no Brasil foram a LD (luxo) e a D (standard), ambas com 3 marchas. Esses modelos foram fabricados até o início de 1960. Esses modelos correspondem aos modelos “Série 1” italianos. O modelo Standard é o modelo LD desprovido de carenagens. Uma opção mais barata, mas com o conjunto mecânico idêntico.

A partir de 1960 foi lançado o modelo LI (correspondente ao modelo “Série 2 “, lançado pela Innocenti na Itália em outubro de 1959). O modelo apresentava significativas mudanças em relação ao modelo anterior: substituição do eixo cardan por corrente, câmbio de 4 marchas, pneus aro 10″ ao invés de 8”, além de outras modificações, inclusive na versão Lambrecar. Esteticamente, as alterações mais visíveis foram a mudança do farol fixo para o guidão, desenho do paralamas dianteiro e perfil mais fluido, deixando de apresentar o “degrau” entre o assento do carona e o estepe.

Originalmente, qualquer Lambretta saia de fábrica pintada na sua maior parte em uma cor: branco. Outras cores eram acrescentadas na fábrica ou na revendedora. No Brasil, o modelo LI possuia seis cores e cinco combinações de aplicação dessas cores. As cores eram:

  • Vermelho
  • Verde
  • Marrom
  • Azul claro
  • Azul escuro
  • Azul piscina

E as combinações poderia ser:

  • Somente nas tampas laterais (“saias”)
  • Saias e parte superior da carenagem do farol
  • Saias, parte superior da carenagem do farol e carenagem da coluna de direção
  • Saias, parte inferior da carenagem do farol e carenagem da coluna de direção
  • Saias e carenagem da coluna de direção.

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