Vespa: Sobre a marca no Brasil

Vespa: Sobre a marca no Brasil

A marca no Brasil
A VESPA começou a ser montada no Brasil a partir de 1958 pela Panauto, uma licenciada da Piaggio Italiana, e a inauguração da fábrica coincidiu com a febre mundial da motoneta (scooter), nesta década. O primeiro modelo lançado foi o M3 de 3 marchas, equivalente ao VB1 T na Itália ou VBA em outros países, na cor cinza opalescente e azul metálico (esmalte metalizado azul). Pouco depois, em 1960, saiu o modelo M4 com 4 marchas equivalente ao Touren T4 na Itália. Visualmente igual a M3, tinha a lanterna traseira mudada para o modelo “nariz do papa”. O Vespacar, também lançado este ano, foi muito utilizado para pequenas entregas e comércio de cachorro quente. A Panauto fechou em 1964. A VESPA só voltou a ser montada no Brasil entre 1974 a 1983, disponibilizando em 4 modelos: 50cc, 125cc Primavera, 150 Super e Rally 200.
Entre 1985 e 1986, pela terceira vez, a VESPA voltou a ser montada no Brasil, desta vez pela Motovespa. Porém, somente a partir de 1986, até 1990, os veículos eram realmente fabricados em Manaus com índice de até 90% de nacionalização. Foram produzidos os modelos PX de 200 cc nas versões Standard E sem flash de luz alta e sem borracha de proteção nas laterais e no pára-lama dianteiro; e a GT com flash de luz alta, bateria e partida elétrica opcional. A top de linha era a ES EleStart com todos os opcionais. Logo no seu primeiro ano, embalada pelo Plano Cruzado, a VESPA conseguiu suplantar a Honda CG 125 do posto de veículo de duas rodas mais vendido do mercado. A empresa conseguiu produzir a média de 2.5 mil unidades por mês, 50% acima da meta inicial. A Motovespa chegou a ter 300 funcionários na fábrica de Manaus e rede de 140 revendas espalhadas pelo País. A partir de 1987, porém, as vendas começaram a cair e a empresa passou a ter problemas de administração. A produção nunca mais se normalizou e, em 1990, as atividades se encerraram definitivamente no país. A Vespa voltou ao Brasil no ano 1994, e permaneceu até 2000, com o modelo 150 Originale, importado da Índia pela Brandy, empresa de Ribeirão Preto que representa a Piaggio no país. Desde 2004 o representante oficial da PIAGGIO no Brasil é a PVGA, que importa e vende os modelos VESPA. 

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